Planejando a sua viagem internacional

Planejar uma viagem é sempre tão gostoso! Ainda mais se ela for para fora do país.
Quem não ama? Eu a-do-ro pensar em todos os lugares que pretendo visitar, pesquisar tudo sobre o destino, arrumar as malas... 


- Mas por onde devo começar?

✈️ Primeiramente você precisa pensar no destino!

  • qual lugar pretende ir?
  • vai conhecer mais de um lugar?
  • quantos dias pretende ficar?
  • esse lugar é legal ir em x época do ano?
  • qual a minha verba?

✈️ Tire ou renove seu passaporte.
Essa é a etapa mais chatinha, mas é necessária! A não ser que você viaje dentro da America do Sul, ai precisa só de RG. 
No site da Polícia Federal tem todas as informações de como tirar passaporte. 


✈️ Precisa de visto?
Diversos países precisam de visto para entrar. Pesquise muito bem se o seu destino precisa e então junte todos os documentos necessários.
Eu tirei meu visto americano seguindo o passo a passo desse site


✈️ Pacote de viagem ou tudo separado?

  • não existe mais essa coisa de pacote de viagem sair mais caro que comprar tudo separado. O que você precisa fazer é pesquisar bastante. Muitas vezes as agências de turismo fazem promoções que valem a pena.
  • vai comprar tudo separado? Então pesquise os vôos disponíveis para a data que deseja, se você tiver flexibilidade melhor ainda para pesquisar. Embarcar de terça a quinta costuma ser mais em conta. 
  • vôo comprado? Agora é hora de escolher um hotel, pousada ou hostel. Ai vai de gosto/bolso. Antes de fechar olhe as avaliações do local, veja os comentários nas redes sociais, olhe no tripadvisor… 
  • com café ou sem café? A maioria dos locais gringos não possuem café da manhã incluso, ele é pago a parte. Se você achar que vale mais a pena comer fora, ótimo! Senão tente fechar hospedagem + café (geralmente tem desconto).


✈️ E o roteiro?
Tem gente que viaja sem fazer roteiro, tem gente que faz roteiro de todos os dias, tem gente que só anota os principais lugares que quer conhecer.  Essa parte vai de você.
Eu gosto de listar todos os locais que quero conhecer e olhar suas proximidades, assim eu monto um roteiro e coloco cada dia para visitar os locais que ficam perto um do outro, até pra não perder tempo de locomoção. Deixo alguns dias mais flexíveis se as atividades dependerem do clima. Alguns passeios compro com antecedência e outros deixo para ver no local. 
Quanto mais tempo você tiver até a viagem, mais tempo você terá para planejar tudo. 


✈️ Seguro Viagem
Não se esqueça que seguro viagem para países da Europa e países do Tratado Schengen é obrigatório.
- Ok, mas não vou para esses países. Devo fazer mesmo assim? 
É recomendado, porque dependendo do local que você estiver os custos médicos são beeem caros. Alguns seguros além da parte médica cobrem: problemas odontológicos, extravios de malas ou alterações de vôos. A gente reza pra não precisar usar, mas se alguma coisa acontecer, você tem para onde correr.

✈️ Câmbio
Dinheiro, cartão recarregavel (Travel Money) ou cartão de crédito.
A melhor alternativa é comprar a moeda aqui no Brasil (quando o real vale menos que a moeda de destino) e aos poucos, pra que você possa aproveitar as variações do cambio e fugir do IOF dos cartões.  Mas é importante você levar seu cartão internacional desbloqueado para possíveis emergências. 
Se for levar uma quantia considerável, pode optar por levar metade em dinheiro e metade no Travel Money. 


✈️ Fazendo as malas! 
Tá chegando! O frio na barriga aumenta a cada hora que passa! Que delícia essa sensação, né gente?! 
Antes de fazer as malas se informe direitinho com a sua companhia aérea, mas geralmente é liberado até duas malas com até 32 kg (Europa e Estados Unidos) e uma mala com até 23 kg para a América do Sul. Algumas cias também estão cobrando pelas bagagens ou vendendo o ticket com bagagem inclusa, veja isso com antecedência. 


✈️E boa viagem! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário